Contratação de Ater para promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia Produtiva do Leite
- 24/07/2014 15:05
TÍTULO: Contratação de Ater para promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia Produtiva do Leite -Chamada 07/13 - L. 23
INSTITUIÇÃO COORDENADORA: EMATER - Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural
LÍDER: Oldemar Heck Weiller (Lote 23)
FONTE FINANCIADORA: Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Lote 23 - início em março de 2014 (duração de 3 anos).
RESUMO:
A Chamada Púlica SAF/ATER nº 07/2013 tem como objetivo a prestação de serviços de ATER destinado a agricultores e agricultoras familiares, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação de atividades individuais e coletivas, com vistas ao desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar nas bacias leiteiras, no estado do Rio Grande do Sul.
O público beneficiário são Agricultores familiares produtores de leite, que estão e risco de serem excluídos da cadeia produtiva por diferentes motivos, sejam eles por questões de volume de produção e renda, qualidade do produto, questões sociais ou ambientais, entre outras.
Serão utilizadas prioritariamente formas de trabalho que contemplem a promoção do conhecimento entre os agricultores. O entendimento dos problemas é o primeiro passo para que no plano de intervenção os agricultores sejam efetivamente os principais atores no processo de mudança.As principais temáticas a serem desenvolvidas para dar conta dos principais problemas apontados como sendo os causadores da exclusão de famílias do processo produtivo na cadeia do leite são:
- Organização da produção e dos agricultores/as: As ações de ATER previstas nessa temática estarão capacitando os agricultores/as em formas associativas visando à organização produtiva e social ligada à cadeia do leite.
- Gestão da atividade e da unidade de produção familiar: O tema gestão será trabalhado sob a perspectivas de adequação e/ou redesenho com vistas à sua sustentabilidade, considerando suas dimensões sociais, econômica/produtiva e ambiental.
- Produtividade: Incorporar ganhos de produtividade através do uso racional dos recursos e da redução da penosidade do trabalho.
- Qualidade do produto: Consolidar padrões de qualidade através da incorporação de boas práticas de produção.
- Comercialização: Para maximizar ganhos na relação com o mercado, faz-se necessário o apoio à organização de grupos de produção e comercialização.
Cada grupo de 20 UPF terá uma UR (unidade de referência)onde acontecerão grande parte dos encontros entre agricultores e onde serão trabalhados prioritariamente os seguintes pontos: (1) Gestão da propriedade, tecnologias de utilização de equipamentos e estruturas relacionadas à cadeia produtiva do leite,o uso de resíduos orgânicos (sólidos e líquidos),transição agroecológica, acompanhamento de indicadores e o impacto da assistência técnica; (2) nesta URs será buscado medir impacto social, econômico e ambiental de tecnologias utilizadas pelos agricultores.
Para a execução deste projeto a Emater conta com a parceria de outras instituições com a Embrapa, em função da relações de trabalho construídas no âmbito do Programa Rede Leite.
Outros projetos
- Departamento de Estudos Agrários - UNIJUÍ na Rede Leite - Contribuição nas ações interdisciplinares - 2017
- Avaliação da prevalência e dos fatores de risco das principais doenças da reprodução em bovinos de leite de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
- Desenvolvimento de instrumentos para avaliação da sustentabilidade em sistemas de produção de base familiar com pecuária de leite
- Características bioeconômicas e eficiência dos sistemas de produção
- Chamada Pública - ATER para Promoção da Agricultura Familiar Sustentável