Histórico


Reunião da equipe coordenadora da Rede Leite - ano 2008

Desde o ano 2004, um conjunto de profissionais de instituições de pesquisa, extensão rural e de organizações sociais relacionados ao setor agrícola passaram a fazer reflexões conjuntas sobre os problemas da evolução da agricultura familiar na região noroeste do Rio Grande do Sul.  Dessas reflexões surgiu a idéia de organizar ações coordenadas de pesquisadores, extensionistas e associações de produtores, no sentido de contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar, tendo como foco dos trabalhos a pecuária de leite. Começava então a se constituir o Programa de Pesquisa-Desenvolvimento em Pecuária de Leite, assim chamado na época.

Na medida em que os participantes se reuniam, houve a necessidade de definir uma forma mínima de organização e de procedimentos que pudesse fazer avançar de maneira sistemática e conseqüente essa experiência.  As linhas de pensamento em comum foram escritas no “Projeto de Pesquisa-Desenvolvimento em Pecuária Leiteira”, que recebeu financiamento do ministério da agricultura em 2007/2008 e foi acolhido pela Emater/RS-ASCAR como órgão gestor. Dessa forma, o trabalho teve como abrangência a área de cobertura da Emater Regional de Ijuí, contemplando 46 municípios das Regiões Noroeste Colonial, Alto Jacuí e Celeiro, nas quais se estima a presença de 18 mil produtores de leite.

Nos anos seguintes, outros profissionais e instituições foram se integrando aos trabalhos, unidos pela forma de pensar e pela vontade de contribuir com a agricultura familiar e com o desenvolvimento da pecuária leiteira na região. Assim, novos projetos foram aprovados e vêm sendo coordenados por diferentes instituições, de forma vinculada à Rede Leite desde a sua elaboração. Com o crescimento da equipe e consolidação dos trabalhos, constituiu-se então o PROGRAMA REDE LEITE.