O que é a Rede Leite?
Trabalho interativo desde o seu planejamento
A Rede Leite é um Programa de Pesquisa-Desenvolvimento que tem o objetivo principal contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e famílias de agricultores.
A Rede pode ser considerada uma estratégia de apoio ao desenvolvimento baseada no método de Pesquisa-Desenvolvimento, ou seja, busca-se produzir novos conhecimentos de forma coletiva e coerente com as condições socioprodutivas dos agroecossistemas.
Não se trata da criação de uma nova instituição, mas sim de um espaço de coordenação de atividades de extensão e pesquisa, onde dialogam agricultores, extensionistas e pesquisadores. Dessa forma, as instituições que compõem a Rede Leite mantém sua autonomia, mas assumem responsabilidades definidas em conjunto.
Diversas razões motivaram a organização do programa através de uma rede. A seguir citam-se as que foram determinantes desse processo:
- Mais que concorrentes, as instituições podem ser colaboradoras da construção de um desenvolvimento sustentável;
- Desafiar as instituições para uma convivência crítica e propositiva;
- Debater as diferentes proposições num ambiente que não só uniformize os procedimentos, mas que principalmente promova o enriquecimento deles;
- Organizar as atividades para potencializar os resultados obtidos;
- Possibilidade de criar um fluxo de conhecimento regional sobre o meio rural;
- Potencializar a ação de cada instituição, naquilo que se destaca e que pode contribuir com a região, gerando uma complementaridade de acordo com as capacitações de cada integrante da rede.
Atuam diretamente na Rede Leite aproximadamente 56 famílias de agricultores, 140 extensionistas rurais e 30 pesquisadores.