Normativa 62 é pauta de encontro da Rede Leite e Núcleo de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar
Grupo Temático Qualidade do Leite e Sanidade Animal da Rede Leite deve aprofundar o assunto nas próximas reuniões
- 23/07/2012 10:00 - Atualizado em 23/07/2012 10:05
- 6º Dia de Campo: Sistemas de Produção de Leite
- Atividades nas UEPs
- Atividades nas UOs
- Dias de campo
- Geral
Reunião foi realizada em Ijuí, no escritório regional da Emater/RS-Ascar
Discutir estratégias para adequar os produtores gaúchos às normas de produção e qualidade do leite exigidas pela Normativa 62 foi o tema tratado no dia 17 de julho por representantes do Grupo Temático Qualidade do Leite e Sanidade Animal, um dos sete grupos temáticos do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite). Integrantes do Núcleo de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar também participaram do encontro, realizado em Ijuí.
Os parâmetros da Instrução Normativa 62 estão valendo desde o dia 1º de janeiro deste ano e exigem que a Contagem das Células Somáticas (CCS) e a Contagem Bacteriana Total (CBT) não pode exceder 600 mil/ml de leite.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Pedro Urubatan Neto da Costa, este assunto deve ser aprofundado nas próximas reuniões do grupo temático.
Exigências da Normativa 62 atualizam normas de produção do leite
A Instrução Normativa nº 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estabelece novas regras para a contagem bacteriana e de células somáticas do leite, atualizando algumas normas de produção e qualidade do leite presentes na Instrução Normativa nº 51/2002. Isso representa um desafio para os produtores, que passam a se preocupar com as exigências a fim de garantir a qualidade do produto.
Com a atualização, os índices de contagem bacteriana total e de contagem de células somáticas, que antes podiam chegar a 750 mil/ml, agora devem ter como limites 600 mil/ml para os produtores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Esta tolerância também deve ser adotada nos estados do Norte e Nordeste a partir de 2013. De acordo com o Ministério da Agricultura, a proposta foi consolidada na Câmara Setorial da cadeia produtiva do leite e baseia-se em estudos realizados pela Embrapa Gado de Leite e no histórico dos programas de qualidade das empresas de laticínios.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333 8040
Outras notícias
- 23/10/2018 11:23 Fórum da Rede Leite reunirá produtores e especialistas em Ijuí
- 23/10/2018 11:18 Cooperyucumã e Rede Leite buscam aproximação