Rede Leite encerra ano de atividades e planeja 2018
Encontro também serviu para definir Comitê Gestor.
- 08/12/2017 18:39 - Atualizado em 08/12/2017 18:40
- 6º Dia de Campo: Sistemas de Produção de Leite
- Atividades nas UEPs
- Atividades nas UOs
- Dias de campo
- Geral
Grupo definiu agenda para 2018.
Representantes da Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul-, avaliaram, nesta sexta-feira (08/12), ações desenvolvidas ao longo de 2017. Durante o encontro, realizado no campus da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), também foi construída a agenda de prioridades para o ano que vem. Participaram das discussões, professores, pesquisadores e extensionistas rurais.
A extensionista da Emater/RS-Ascar, Isabel Robaert de Souza, primeira a falar, destacou pesquisas e esforços do Grupo Social para melhorar o bem-estar de homens e mulheres que trabalham diariamente na produção de leite. Também foram relatadas ações para enfrentar a falta de sucessores no espaço rural. Em seguida, o médico veterinário Oldemar Weiller, também da Emater/RS-Ascar, mencionou pesquisas desenvolvidas por dentro do Grupo Qualidade do Leite e Sanidade Animal, como a EPIREP, pesquisa coordenada pela Embrapa. O zootecnista da Embrapa, Vinicius Lampert, do Grupo Econômico, mencionou a análise feita durante o ano sobre diferentes sistemas de produção a partir de diferentes óticas, social, produtiva, econômica e ambiental. Por sua vez, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Júlio Paris, lembrou da criação do Informativo da Rede Leite, elaborado com participação do GT Fora da Porteira. O pesquisador da Embrapa, Gustavo Martins da Silva, fez uma avaliação das Oficinas Temáticas, dirigidas a extensionistas da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí. Por fim, a jornalista da Emater/RS-Ascar, Cleuza Brutti, prospectou para 2018 intensificar, no Grupo da Comunicação, uso de plataforma digital na troca de informações, bem como o aumento do número de reportagens sobre a Rede Leite e uso do programa RQDA, para análise de dados qualitativos.
Ainda durante o encontro, foram definidos os novos representantes do Comitê Gestor da Rede Leite. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Schommer, foi eleito coordenador. Roberto Carbonera, professor da Unijuí, assumirá a função de vice coordenador e o pesquisador da Embrapa, Gustavo Martins da Silva, será o secretário da Rede Leite.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / 99976 8547
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br
Outras notícias
- 23/10/2018 11:23 Fórum da Rede Leite reunirá produtores e especialistas em Ijuí
- 23/10/2018 11:18 Cooperyucumã e Rede Leite buscam aproximação