Rede Leite nos planos do GT Social e gerentes da Emater/RS-Ascar
Concluir o Curso de Gênero é uma das metas.
- 23/03/2015 16:07
- 6º Dia de Campo: Sistemas de Produção de Leite
- Atividades nas UEPs
- Atividades nas UOs
- Dias de campo
- Geral
GT Social durante encontro com gerentes regionais da Emater/RS-Ascar.
Com o objetivo de fortalecer a Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul-, reuniram-se nesta segunda-feira (23/03), em Ijuí, representantes de um dos sete grupos temáticos da Rede, o GT Social, gerente e gerente adjunto Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra e Vito Cembranel, respectivamente.
O objetivo do encontro foi planejar a execução de uma série de atividades para 2015, no âmbito da Rede Leite. Um dos pontos analisados durante o encontro, foi a possibilidade de ser concluído, este ano, o Curso de Formação em Gênero, iniciado no ano passado. Ficaram faltando oito, de um total de 40 horas do curso, elaborado para extensionistas da Emater/RS-Ascar que lidam com questões de gênero no dia a dia na região de Ijuí – abrange 46 municípios dos Coredes Noroeste Colonial, Celeiro e Alto Jacuí.
Também participaram do encontro, no escritório regional da Emater/RS-Ascar, a coordenadora do GT Social, pedagoga da Universidade de Cruz Alta, Rosane Felix, coordenadora adjunta do GT Social, Isabel Robaert de Souza, e mestre em psicologia social e professora da Unicruz, Janete Schubert. “Problemas entre o casal e a incapacidade de discutir esse tema pode inviabilizar a atividade leiteira”, alertou Janete.
Paralelamente a isso, o GT Social pretende reunir seus integrantes a cada dois meses.
Chile
Com boa repercussão internacional, os temas relacionados a gênero, sucessão rural e saúde dos agricultores, debatidos pelo GT Social, foram bem recebidos no Chile. Recentemente, entre 11e 18 de março, as professoras da Unicruz, Rosane e Janete, estiveram no país, onde foram convidadas a socializar o trabalho do GT Social da Rede Leite com a Assembleia de Mulheres Revolucionárias de Maipu, por meio do painel Descolonización contrahegemônica desde la salud, proposto pela médica boliviana Vivian Camacho.
O GT Social é um dos sete Grupos Temáticos que funcionam no âmbito da Rede Leite, desde 2011. Os demais GTs são: Fora da Porteira, Forrageiras, Econômico, Ambiental, Qualidade do Leite e Comunicação.
Fazem parte da Rede Leite, além da Emater/RS-Ascar e Unicruz, Embrapa, Unijuí, UFSM, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Fepagro, Coperfamiliar e Rede Dalacto.
Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Outras notícias
- 23/10/2018 11:23 Fórum da Rede Leite reunirá produtores e especialistas em Ijuí
- 23/10/2018 11:18 Cooperyucumã e Rede Leite buscam aproximação