Chamada pública do leite proporciona dia de campo em Braga
Braga é um dos municípios mais pobres do RS.
- 05/02/2015 18:33
- 6º Dia de Campo: Sistemas de Produção de Leite
- Atividades nas UEPs
- Atividades nas UOs
- Fóruns e reuniões
- Geral
Produzir pasto desafia produtor da região Celeiro.
Braga, um dos 13 municípios da Região Celeiro contemplados pela Chamada Pública do Leite, financiada pelo Governo Federal, irá sediar, nesta sexta-feira (06/02), um dia de campo sobre leite. O evento será realizado a partir das 10 horas, na propriedade da família Costa, localizada na comunidade Vau dos Neves, interior do município. A Emater/RS-Ascar, executora da chamada pública no Estado, é a promotora do dia de campo.
Dia de campo
O crescimento da atividade leiteira no Estado e na região Celeiro gera a preocupação com a comida dos animais. Qual seria o tipo de pasto mais adequado ao pisoteio dos cascos das vacas e à região, de terra dobrada e solo raso, cheio de pedras. Produzir leite nessas condições, dizem os extensionistas da Emater/RS-Ascar, é um grande desafio. O tema será abordado nas quatro estações do dia de campo: 1) grama tifton; 2) silo de silagem e cana de açúcar; 3) área pedregal; 4) parcelas com capim pioneiro. “O objetivo é a troca de experiência entre as famílias da Chamada Pública do Leite, tendo como ênfase a organização da propriedade, a importância do uso das pastagens perenes e os piquetes”, disse a extensionista da Emater/RS-Ascar, Neiva Steffen.
Após o almoço, os agricultores devem fazer uma análise do que eles enxergaram na propriedade da família Costa e, por fim, devem apontar pontos positivos e negativos do primeiro ano da Chamada Pública do Leite e, ainda, planejar atividades para o ano de 2015.
Cenário
Os agricultores que moram na área de abrangência do Corede Celeiro estão entre os mais pobres do Estado. Em torno de 11% das famílias de baixa renda ou de extrema pobreza estão no meio rural, segundo a Emater/RS-Ascar.
A população desses municípios vem diminuindo lentamente. Braga, no entanto, teve aumento de moradores depois que reassentamentos foram instalados no município.
Chamada pública do leite
Por meio de chamada pública, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) contratou a Emater/RS-Ascar para prestar assistência técnica e social a pequenos produtores de leite. O objetivo é desenvolver a bacia leiteira no Estado. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí – abrange os Coredes Celeiro, Alto Jacuí e Noroeste Colonial -, os extensionistas, como Neiva, prestam orientação para mil famílias, pelo período de três anos. Têm prioridade os agricultores que correm o risco de abandonar a atividade por falta de assistência técnica e social.
Resultados esperados
Os extensionistas da Emater/RS-Ascar almejam ampliar a oferta de leite e a renda do agricultor familiar, melhorar a qualidade do leite à venda no supermercado, sugerir o uso de ferramentas de gestão, como planilhas, estimular a participação das mulheres e jovens e oferecer informações sobre políticas públicas.
Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Outras notícias
- 23/10/2018 11:23 Fórum da Rede Leite reunirá produtores e especialistas em Ijuí
- 23/10/2018 11:18 Cooperyucumã e Rede Leite buscam aproximação