Augusto Pestana sedia encontro da Rede Leite
Encontro foi na propriedade da família Wildner.
- 11/06/2014 15:37 - Atualizado em 11/06/2014 20:00
- 6º Dia de Campo: Sistemas de Produção de Leite
- Atividades nas UEPs
- Dias de campo
- Fóruns e reuniões
- Geral
Família Wildner aumentou margem de lucro depois de ingressar na Rede Leite.
Augusto Pestana sediou nesta quarta-feira (11/06), Encontro da Rede Leite, evento que reuniu extensionistas da Emater/RS-Ascar e pequenos produtores de leite de onze municípios do Noroeste gaúcho. O local do encontro foi a propriedade da família Wildner, na localidade de Rincão dos Muller.
O casal Márcia e Lucas Wildner e o primogênito, Mateus, de 12 anos, falaram sobre as mudanças ocorridas nos últimos 14 anos, desde o casamento, em 1996, até o ingresso na Rede Leite, há cinco anos, e a assistência técnica contínua recebida da Emater/RS-Ascar. Em uma década, os Wildner trocaram a matriz produtiva, deixaram de produzir fumo e soja para investir na produção de leite. Os 98 mil litros de leite produzidos quando ingressaram na Rede Leite multiplicaram-se ao longo do período. No ano passado, com sete vacas a mais, o plantel de 19 animais produziu 131 mil litros. Atualmente, há 23 vacas produzindo leite na propriedade de 12 hectares da família Wildner.
A margem líquida obtida com a venda do litro de leite, nos últimos quatro anos, pulou de R$ 0,27 para R$ 0,36. Está nos planos dos Wildner ampliar a margem de lucro, economizando na compra de ração.
Gestão, rédea curta no controle das despesas
Na conta para saber a quantidade de dinheiro investido e poupado, Márcia e Lucas Wildner ganharam um aliado, um caderno de anotações, fornecido pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Erni Breitenbach. “Isso dá segurança para investir”, assegurou o agrônomo da Emater/RS-Ascar.
Encontros
Em forma de rodízio, os Encontros da Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS -, dão aos agricultores a oportunidade de visualizar e refletir sobre a produção de leite, comparando suas realidades com a realidade dos colegas de produção. Por esse motivo, a Rede Leite não trabalha com o conceito de propriedade “modelo”, mas, sobretudo, com o conceito de propriedade “referência”.
Participaram do encontro, em Augusto Pestana, o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Antônio Altíssimo, e a supervisora microrregional da Instituição, Auria Schröder.
Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Outras notícias
- 23/10/2018 11:23 Fórum da Rede Leite reunirá produtores e especialistas em Ijuí
- 23/10/2018 11:18 Cooperyucumã e Rede Leite buscam aproximação