Rede Leite é lançada oficialmente no RS
Representantes de nove instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, além de cooperativas de produtores rurais, participaram, na manhã do dia 21 de maio de 2010, em Ijuí, da cerimônia de lançamento da Rede Leite.
- 11/04/2012 11:09 - Atualizado em 12/04/2012 11:06
- 6º Dia de Campo: Sistemas de Produção de Leite
- Atividades nas UEPs
- Atividades nas UOs
- Dias de campo
- Fóruns e reuniões
Pesquisador da Embrapa, Gustavo Martins, na cerimônia de lançamento da Rede Leite
Representantes de nove instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, além de cooperativas de produtores rurais, participaram, na manhã do dia 21 de maio de 2010, em Ijuí, da cerimônia de lançamento do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento com Sistemas de Produção de Leite no Noroeste do RS (Rede Leite).
O programa, conforme explicou o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins, já vem sendo desenvolvido desde 2008 em 49 municípios das Regiões Noroeste Colonial e Alto Jacuí, onde moram aproximadamente 18 mil produtores de leite, contudo ainda não havia sido lançado oficialmente no RS. “Esta é mais uma parceria para fortalecer o setor leiteiro na região de Ijuí, responsável por 17% da produção estadual”, disse a presidente da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo. “Não temos dúvida sobre o sucesso da Rede Leite, programa que potencializa uma das vocações econômicas da nossa comunidade”, disse o vice-reitor de administração da Unijuí, Martinho Kelm. “A pesquisa está ao lado do produtor, através de grandes investimentos não apenas em forrageiras, mas na qualidade genética e na gestão da propriedade”, completou o chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares.
Além deles, também estavam presentes, o diretor-presidente da Fepagro, Benami Bacaltchuk, o diretor de pesquisa do Instituto Federal Farroupilha, Otoniel Ferreira, a reitora da Unicruz, Elizabeth Dorneles, o assessor da Coperfamiliar, Jesson Marchesan, o presidente da Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (Agel), Gentil Minuzze, e o gerente da Emater/RS-Ascar regional de Ijuí, Romeu Rohde. “O Rede Leite não trabalha apenas com a pesquisa, mas, sobretudo, com o desenvolvimento social”, disse Rohde.
Ao final do encontro, as instituições formalizaram a intenção de fortalecer a Rede Leite, assinando a Carta de Intenções. “Os produtores são os grandes pesquisadores de tecnologia e informação”, resumiu o vice-prefeito de Ijuí, Ubirajara Teixeira.
O evento fez parte da programação da 1aFeira Nacional de Produtos Lácteos (Fenilact), da 3aFeira da Agroindústria Colonial (Fecolônia) e da 3aFeira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), que se realizaram de 20 a 23 de maio no Parque Wanderley Burmann.
Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
(55) 3333 8040
www.emater.tche.br
Outras notícias
- 23/10/2018 11:23 Fórum da Rede Leite reunirá produtores e especialistas em Ijuí
- 23/10/2018 11:18 Cooperyucumã e Rede Leite buscam aproximação