Melhoramento genético em bovinos é novo curso oferecido em Montenegro
Objetivo é aumenar inseminação com touros melhoradores
- 18/09/2013 15:08 - Atualizado em 18/09/2013 15:10
- 6º Dia de Campo: Sistemas de Produção de Leite
- Atividades nas UEPs
- Atividades nas UOs
- Dias de campo
- Fóruns e reuniões
Próximo curso será no fim de outubro.
A Emater/RS-Ascar está oferecendo, desde o dia 17 de setembro, um novo curso no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam), com foco no melhoramento genético em bovinos de leite. Conforme o veterinário da Emater/RS-Ascar e instrutor do Cetam, Ricardo Gutierrez de Oliveira, o novo curso está sendo oferecido para que o produtor possa se apropriar deste processo.
Segundo Oliveira, os produtores de leite evoluíram quando o assunto é alimentação, ordenha, uso de equipamentos modernos, manejo, sanidade, mas não muito quando se fala em genética de animais. No entanto, para melhorar os resultados na bovinocultura de leite, tem-se que melhorar a genética. “É preciso fazer inseminação artificial através de touros melhoradores e aumentar o uso da técnica”, acrescenta o veterinário.
A necessidade de criação do curso surgiu a partir da ampliação da demanda - por parte de extensionistas, técnicos e dos produtores – por informações sobre o processo de melhoramento genético, explica Oliveira,
Na programação, que é desenvolvida de terças a quintas-feiras, está previsto o repasse de instruções teóricas sobre a produção leiteira, ferramentas de melhoramento, saúde animal, doenças da reprodução, cria e recria de terneira, leitura de provas de touros, provas genômica, perfil linear e avaliação fenotípica de rebanhos. Durante as aulas os participantes também farão uma visita técnica a uma propriedade para que conheçam como é feito o melhoramento genético em bovinos.
As aulas da primeira turma do curso de melhoramento genético em bovinos de leite encerram-se na quinta-feira (19/09). Novas turmas estão previstas para os períodos de 29 a 31 de outubro e de 12 a 14 de novembro. Mais informação pelo telefone (51) 3632-1261, com Rose, ou pelo e-mail ctmnegro@emater.tche.br.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
Estagiário João Morales
cmassierer@emater.tche.br
(51) 2125-3155
Outras notícias
- 23/10/2018 11:23 Fórum da Rede Leite reunirá produtores e especialistas em Ijuí
- 23/10/2018 11:18 Cooperyucumã e Rede Leite buscam aproximação